“Estamos construindo uma nova forma de legislar, com independência e harmonia” diz Isac sobre a derrubada de vetos na CMA
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) votou todos os vetos do executivo, e agora já começa a votar a pauta do parlamento com indicações e projetos dos vereadores. Ao fim das votações, o vereador em um dos seus discursos na tribuna, e em entrevistas aos meios de comunicação deixou claro que o parlamento atual esta construindo uma nova forma de legislar. “A casa está em um momento mais independente. Tenho insistido que estamos construindo uma nova forma de legislar, com independência e harmonia, o que é de extrema importância”, disse o vereador.
Alguns projetos tiveram o veto derrubado, e a partir da publicação no Diário Oficial passa a ser lei e beneficiar a população, entre eles, serviços que trazem mais dignidade a idosos, saúde, transporte e educação. “Quando um veto vem com sua defesa mostrando fatos que realmente tem inconstitucionalidade nós respeitamos. Mas quando ele vem por conta de uma intercorrência de interesse de opostos, ele precisa ser dirimido. Então quando derrubamos os vetos, entendemos que são projetos constitucionais que trazem avanço para a população de Aracaju”, explicou Isac.
Um dos assuntos mais polêmicos e festejados por alguns parlamentares foi a derrubada do veto do projeto de lei do vereador Seu Marcos, sobre a meia passagem aos domingos. O vereador Isac comemorou porque sabe da dificuldade enfrentada pelas famílias de baixa renda. “Engana-se quem acha que isso vai trazer prejuízos, pelo contrário, a meia passagem vai ajudar até as empresas de ônibus porque sempre vemos por aí algumas linhas vazias, que não tem público porque as pessoas estão economizando o dinheiro para a semana de trabalho. Estudante já paga meia, que é uma pequena parcela da população. Com a derrubada do veto, entendemos que isso vai gerar lucro para as empresas também. Nós respeitamos as empresas e não queremos que elas venham falir. Em outros estados tem passagem até de graça, o que nós queremos é que a população tenha um mínimo de possibilidade de se divertir e frequentar lugares públicos de maneira barata. Eu sou de uma família de 8 filhos e sei o quanto minha mãe sofria porque não tinha dinheiro para todo mundo. Eu sei como é difícil”, conta Isac.
A cobrança da população agora é com relação ao aumento da passagem, que tanto traz desconforto e preocupação para aqueles que precisam do transporte público e que, muitas vezes não tem um serviço digno. Em reunião com moradores das comunidades do Conjunto Augusto Franco, Cidade Nova, 17 de Março, Bairro Industrial, as pessoas sempre reclamam do serviço prestado pelas empresas de ônibus. “Às vezes eu fico mais de 1 hora do ponto de ônibus, aliás, nem ponto tem, a gente que sabe que o ônibus para ali. Quando ele vem, é sempre lotado. Quando chove é um caos”, relatou Maria de Fátima, uma das pessoas que reclamaram para o vereador.
Sobre os questionamentos levantados pela população, o vereador Isac deixa claro que a CMA não irá permitir abusos nos valores. “Este novo parlamento não é mais o braço direito do Setransp, como todos diziam que éramos. A Câmara não é espelho de corrupção de aumento de passagem, nem vamos aceitar reajustes abusivos. Vamos analisar cada planilha e nosso dever é legislar para o bem da população”, relatou Isac.