“É preciso movimentarmos a sociedade e o Poder Público para que cada deficiência seja analisada na sua especificidade”, reforça Sargento Byron

por Jacqueline Reis, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 22/09/2023 16h20, última modificação 22/09/2023 16h35

Foto: China Tom

Compondo a programação da semana dedicada às causas da pessoa com deficiência, o vereador Sargento Byron (Republicanos) promoveu nesta sexta-feira, 22, uma audiência pública alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A data foi instituída pela Lei nº 11.133/2005.

Para o parlamentar, que também é fundador do projeto social ‘Estrelas do Mar’, o diálogo entre a sociedade civil, representantes de instituições e agentes públicos é de extrema importância para se transformar uma sociedade. "Todos aqui reunidos têm um propósito que é ir além das leis que estão no papel. É preciso movimentarmos a sociedade e o Poder Público para que cada deficiência seja analisada na sua especificidade. Meu papel é dar os devidos encaminhamentos e pontuar caminhos para que essa luta seja de todos. Fico feliz em oportunizar diálogos tão valiosos como os que tivemos na manhã de hoje. Só assim teremos uma cidade mais justa e com equidade", pontuou Byron.

Para a composição da mesa, a solenidade contou com a participação da vereadora Emília Corrêa (Patriota), a advogada Neurilândia Freitas, representando a OAB/SE, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Natália Vasconcelos, o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades do Estado de Sergipe, Antônio Luiz dos Santos, e o procurador do município, João Batista Rego de Amorim.

"Sabemos que neste período as ações se intensificam por causa da data comemorativa, mas não podemos deixar de ressaltar as tantas diferenças que ainda nos cercam. Falta espaço físico, falta espaço de fala. É preciso lutar por momentos como este, em que exista troca de informação sobre medidas de inclusão, capacitações e que consigamos reforçar que nossa luta não é por privilégios, mas por direitos", declarou Antônio Luiz dos Santos.

Dentre as temáticas abordadas na Audiência, as deficiências foram pontuadas em sua individualidade, na busca por políticas públicas, investimentos e atenção às deficiências, sejam elas física, visual, auditiva, mental ou múltipla.

Também participaram do evento, Thiago Paulino, representando o mandato da vereadora Professora Ângela Melo (PT), além de representantes da APAE Aracaju, do Projeto Estrelas do Mar, da Associação de Usuários de Saúde Mental do Estado de Sergipe, da APCD Sergipe, da CIDOWN, do Centro de Integração Raio de Sol, da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência, do Movimento “Promotores da Inclusão”, do grupo de mães “Somos muitos, mas somos raros”, da Associação Sergipana de Ostomizados e Amigos e da Funcap.