“É muita fala e pouquíssima prática”, diz Fábio sobre a política de turismo em Sessão Especial

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/05/2019 11h45, última modificação 13/05/2019 11h45

Foto: Gilton Rosas

Autor do Projeto de Lei 136/19, que dispõe da criação roteiro turístico oficial da cidade Aracaju, o vereador Fábio Meireles lamentou a pouco implementação de iniciativas assertivas que visem a devida condição a divulgação do Estado e, consequentemente, de Aracaju.

Ao comandar a Sessão Especial, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), que discutiu os desafios econômico e social do turismo, na manhã desta segunda-feira, 13, Fábio citou que existem diversos potenciais turísticos em Aracaju, mas as pessoas não conhecem, por falta de investimento.

“Vou citar o exemplo do loteamento Porto do Gringo, na Soledade, que tem um dos mais belos pôr do sol da nossa capital”, lamentou, ao salientar que existem outros pontos que deveriam ter uma atenção especial, como a Orlinha do Bairro Industrial.

Ao participar da sessão, o empresário Antônio Carlos Leite Franco Sobrinho, presidente da Associação Brasileiras da Indústria de Hotéis (ABIH), defendeu a necessidade de se estabelecer parcerias público-privadas para oxigenar o mercado do turismo que, de acordo com ele, movimenta uma média de 50 setores da economia.

PPPs para impulsionar

Ele ressaltou que Estados vizinhos já mostram resultados bastante positivos a partir desse modelo de parceria. “Já fizemos inúmeras reuniões por todo o país com os distintos segmentos do turismo e as pessoas dizem que não sabem, não conhecem e nunca ouviram falar do destino Sergipe”, revelou.

Ao destacar a importância da sessão, Franco Sobrinho apontou as dificuldades enfrentadas pelo setor turístico que, em Sergipe agrega 39 empreendimentos entre hotéis e pousadas, associadas à ABIH e que têm perdido o poder de ocupação ao longo dos anos.

“Em 2015, tínhamos uma diária média de R$ 200,00 e uma taxa de ocupação de 75%; em 2018, esse índice caiu para 60%, com uma diária média de R$ 160,00; este ano, essas ocupações estão em 50%, com a mesma média de diária”, disse o empresário, acrescentando que “temos uma queda nas taxas e índices, mas com aumento das despesas”.

Quadro desolador

“Ficamos tristes que numa sessão como essa, não tenhamos a presença do secretário estadual de turismo (embora tenha sido convidado). Isso demonstra falta de empenho e de vontade de alavancar o nosso turismo que vive um quadro desolador”.

Para ele, faz-se necessária a implementação de uma política eficiente por parte do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju. “Isso reflete diretamente na geração de emprego, renda e desenvolvimento. As ações que são feitas são muito pequenas”, criticou.

No entender do vereador Américo de Deus, falta planejamento por parte dos dois entes federados. “O turismo é a terceira economia do mundo. É um importante vetor da geração de emprego e renda. O nosso Estado tem 17% de desempregados, não tem estabelecido uma política e, infelizmente, o representante do Estado não compareceu e nem deu satisfação. Isso revela a importância que dá ao segmento”, criticou o parlamentar.