“Dirige ou cobra passagem”, alerta vereador para atitude desumana no transporte coletivo

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 14/03/2018 16h10, última modificação 14/03/2018 16h12

Foto: Assessoria do parlamentar

Nesta quarta-feira, 14, foi discutida pela primeira vez na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o Projeto de Lei 133/2017, de autoria do vereador Palhaço Soneca (PPS). A iniciativa prevê a proibição do acúmulo de função do motorista com o cargo de cobrador de ônibus de médio e grande porte. “Não podemos permitir o serviço em dobro para um profissional apenas. Ou dirige ou cobra a passagem”, declarou o parlamentar.

Se aprovada, a medida atingirá empresas públicas e privadas, além de concessionárias do serviço de transporte coletivo que trafegam na capital sergipana. “O município deve se adequar no sentido de impedir que o motorista desses veículos cumpram simultaneamente a função de cobrador. A fiscalização é um dever do poder público”, alerta o vereador.

De acordo com Palhaço Soneca, uma parcela significativa de usuários corre riscos constantes quando utiliza o transporte público em várias cidades do Brasil. “Alguns municípios toleram que empresas concessionárias do serviço de transporte público obriguem motoristas a cumprir duas funções ao mesmo tempo, ou seja, conduzir o veículo e também cobrar a passagem do usuário. Minha ideia é que pelo menos a nossa capital proíba esta atitude”, explicou.

Para Soneca, o motorista ao fazer o papel do cobrador está sujeito a ocasionar acidentes no trânsito. E tem mais: “a dupla função provoca atraso no cumprimento do percurso e maior dificuldade no atendimento de pessoas com deficiência, idosos, gestantes e crianças”, lamentou.