“Como é importante ter o SUS nas nossas vidas”, afirma vereadora professora Sonia Meire em Sessão Especial sobre o câncer de mama

por Priscila Viana, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 03/10/2023 12h11, última modificação 03/10/2023 12h11

Foto: China Tom

O câncer de mama é a maior causa de mortalidade entre as mulheres no Brasil, com o registro de cerca de 18 mil mortes por ano, de acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ainda segundo o Instituto, foram diagnosticados cerca de 73.610 novos casos em 2023. Por isso, no mês de outubro, intensifica-se a campanha do Outubro Rosa, voltada à conscientização e prevenção ao câncer de mama, assim como a importância do diagnóstico precoce.

Defensora histórica das pautas das mulheres, a vereadora professora Sonia Meire (PSOL) destacou a urgência de mais investimentos para as políticas públicas de saúde da mulher durante a Sessão Especial convocada pela vereadora Sheyla Galba (Cidadania).

“Ao ouvir os depoimentos nesta audiência, eu penso, como é importante lutar por políticas públicas. Como é importante ter o SUS nas nossas vidas. A gente não pode abrir mão das políticas públicas e nós estamos fazendo um grande enfrentamento na Câmara contra a privatização da saúde, não só no município como também no estado de Sergipe”, destacou a vereadora.

Sonia Meire também abriu seu coração, diante dos diálogos e relatos emocionantes sobre histórias de vida. “Minha mãe teve câncer de mama e é como as mulheres aqui presentes colocaram, o impacto é muito grande na vida da mulher e de toda a família. Nós nascemos para ser felizes, não é mesmo? Os depoimentos de hoje me deixaram bastante emocionada, pois falam sobre olhar para dentro de nós mesmas, nos fortalecermos a partir das dores e das alegrias e valorizar a vida”, destacou Sonia.