“Bora Pensar Verde”: ação coleta mais de 200 quilos de material reciclável no Carnaval

por Nayana Araujo — publicado 15/02/2024 12h19, última modificação 04/11/2024 17h20
“Bora Pensar Verde”: ação coleta mais de 200 quilos de material reciclável no Carnaval

Foto: Gilton Rosas

Na quinta-feira, 15, o vereador Breno Garibalde usou a Tribuna da Câmara de Aracaju para falar sobre o “Bora Pensar Verde no Carnaval”, uma ação de coleta de material reciclável realizada pelo mandato do parlamentar durante o Carnaval em Aracaju. 
Em cinco dias de ação realizada em parceria com a Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Caare), foram coletados mais de 200 quilos de material entre plástico, vidro e alumínio, preservando o meio ambiente, conscientizando os foliões e ajudando catadores.
“Estivemos presentes em vários bloquinhos pela cidade com o nosso “sacão da reciclagem” fazendo a nossa coleta seletiva para dar a destinação correta a esse material, para que seja transformado em renda para os catadores”, declara o parlamentar.
Ainda em sua fala, Breno ressaltou que a Emsurb realiza o trabalho de limpeza das ruas após as festas, o que é louvável, mas quase nada desses resíduos vai para a reciclagem. 
“Nesse caso, ao invés de gerar renda, estamos pagando para enterrar os resíduos. Precisamos bater na tecla da importância da reciclagem na nossa cidade. Infelizmente, apenas 4% dos resíduos coletados são reciclados”, alerta o vereador, acrescentando que é necessário que a Prefeitura de Aracaju tenha um olhar mais atento para a reciclagem de resíduos nos eventos da capital sergipana.
“Graças a uma reivindicação do nosso mandato, foi realizada uma ação de reciclagem de material durante a realização do Verão Sergipe e vem aí o Projeto Verão, que será realizado em março na Orla de Atalaia e eu torço muito para que a gente possa contar com essa iniciativa em Aracaju”, pontua Breno.
Plantio de árvores
Concluindo o pronunciamento, o parlamentar falou sobre a ação de plantio de mudas que será realizado nesta sexta-feira, 16, na Avenida Euclides Figueiredo. “Quem puder estar presente, estaremos lá por volta de meio-dia, fazendo o plantio de árvores e fazendo a nossa parte para a arborização de Aracaju”, finaliza.