“Bairro Jabutiana é minha preocupação e será sempre prioridade neste mandato” diz Américo de Deus

por Sheyla Morales, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 26/05/2020 08h28, última modificação 26/05/2020 08h28

Foto: Assessoria do parlamentar

Desde que se tornou vereador pelo município de Aracaju, Américo de Deus (PSD) tem demonstrado sua preocupação com o Bairro Jabutiana, que ganhou por diversas vezes palco na Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) em seus discursos. O parlamentar já apresentou, por exemplo, o Programa de Monitoramento de Enchentes e Alagamentos criado por estudantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para enfrentamento de enchentes na localidade.

Américo de Deus participou de audiência no Ministério Público Federal para cobrar obras estruturantes, objetivando evitar novos alagamentos na região. “Em novembro estivemos no MPF para saber como está o andamento do processo do Bairro Jabutiana referente as providências das obras estruturantes na localidade. As decorrentes enchentes de 2015, 2017 e 2019 causaram muitos prejuízos e precisam de resolução”, comentou.

O parlamentar foi presença garantida em audiência na Justiça Federal para tratar sobre o tema das enchentes no Jabutiana, como a que ocorreu em novembro de 2019. “Fiz questão de participar para acompanhar quais medidas estariam sendo feitas para determinar a data que começariam as obras que visam coibir as enchentes neste ano de 2020”. Nestas audiências é possível ver sua abertura a diálogos com as entidades representativas da comunidade.

Américo não se furtou em pedir apoio aos colegas parlamentares para olhar com zelo a situação do bairro tão sofrido com os alagamentos “Tive essa preocupação para que as pessoas possam dormir em paz, sem aflição com as enchentes. Nosso objetivo é que possamos construir e aprovar um Projeto de Lei definitivo senão a população vai sofrer. Por isso, me solidarizei em pedir apoio aos colegas”, comentou Américo.

Seu apoio ao Bairro Jabutiana o fez participar de eventos realizados pelo Movimento Ambientalista Jabotiana Viva em parceria da Associação de Moradores do Sol Nascentes e JK, como por exemplo, a Conferência “Expansão urbana do Bairro Jabutiana e suas consequências”. Américo também repudiou o aterramento feito pela Deso, da Lagoa do Bairro Jabutiana, que não ouviu a comunidade e o projeto poderia impactar negativamente a região. “Pedi aos engenheiros da Deso para escutar a comunidade antes de implantar a Unidade de Tratamento de Esgoto, pois, acredito que dessa forma todos ganham e contribuem com a sustentabilidade”, falou.

Duas necessidades existentes foram identificadas e defendidas durante votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) nº 411/2019, de autoria do Poder Executivo, aprovado em dezembro do ano passado. Américo de Deus que ao longo de seu mandato tem vistoriado questões sociais e ambientais no bairro apresentou duas emendas que previam a ampliação ou construção de uma Unidade de Saúde da Família e o uso de um percentual da reserva de contingencia para realização de obras de drenagem pluvial, ambas foram rejeitadas durante votação no plenário da Câmara Municipal.

O vereador apresentou sua preocupação com o possível rompimento da Barragem do Rio Poxim. “Na época, encaminhei o oficio 13/2019 e solicitei que a Deso atestasse que a barragem estava em segurança e junto a outros laudos e tivéssemos certeza das observações”, pontou.

Américo reconhece que os problemas no Bairro Jabutiana ainda são presentes, mas acredita que a luta não pode parar. “Tenho em meu mandato a preocupação de ouvir essa comunidade. Temos feito o nosso melhor. Ainda há questões importantes a serem sanadas. Enquanto, parlamentar defendi obras estruturantes na região com investimentos de recurso. Nossas emendas foram rejeitadas, mas sigo colocando o bairro como prioridade”, finalizou.