“Aracaju precisa de um projeto que torne as ruas da cidade mais acessíveis”, diz o vereador Sargento Byron

por Pábulo Henrique - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 15h09
“Aracaju precisa de um projeto que torne as ruas da cidade mais acessíveis”, diz o vereador Sargento Byron

Foto: Agência CMA

O vereador de Aracaju, Sgt. Byron Estrelas do Mar (Republicanos), lançou, nesta terça-feira, 23, a campanha “Por Onde Andei”, que busca fomentar o debate acerca da acessibilidade nas ruas da capital sergipana. Nesta quarta-feira, 24, a campanha reforça a acessibilidade como um direito que deve ser garantido a todos os cidadãos brasileiros.
Entre os grupos prioritários que necessitam de ruas adaptadas e acessíveis estão: as pessoas com deficiência, pessoas obesas, idosos, anões, mães com carrinho de bebê, pessoas que usam bengala, muletas ou andadores e todas as pessoas que têm dificuldade em se locomoverem.
A campanha amplia a discussão e quebra alguns paradigmas, a exemplo que das afirmações de que as ruas adaptadas e acessíveis são apenas para pessoas com deficiências. Segundo o vereador Sargento Byron, essa visão é ultrapassada e precisa ser superada com ações de conscientização e políticas públicas mais efetivas que garantam o direito de ir e vir, estabelecido pela Constituição Brasileira, de forma mais efetiva.
“Quando falamos em acessibilidade, estamos falando de ações e contextos que garantam acesso a todos, independente de sua condição. Todos nós temos o direito de acessar os espaços públicos, portanto é dever de cada um de nós contribuir com esse processo. O Estado e a população devem respeitar as leis e a Constituição e garantir estruturas dignas que promovam acesso às pessoas”, observou.
O vereador defende a criação de um projeto municipal que trate exclusivamente da acessibilidade das ruas aracajuanas. “Já sugeri a criação de um Comitê Intersetorial Inclusivo na Prefeitura. Esse Comitê será muito importante para que as discussões sobre a acessibilidade na cidade sejam fomentadas, porém, Aracaju precisa de um projeto que torne as ruas da cidade mais acessíveis”, avaliou.