“A gratuidade da passagem não é uma migalha que está sendo dada aos idosos”, dispara vereador Isac
Na manhã desta sexta-feira, 27, o vereador Isac Silveira (PCdoB) esteve na Associação dos aposentados, pensionistas e idosos de Aracaju (ASPIA), juntamente com os vereadores Américo de Deus (Rede) e Seu Marcos (PHS), para falar sobre a Lei 5.020/2018, publicada no último dia 25 no Diário Oficial Município de Aracaju. O benefício da passagem do transporte público está sendo dado para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
De acordo com Isac essa lei é uma política compensatória. “A política compensatória é aquela que busca amenizar o sofrimento de uma parte da população, mesmo não sendo o que queremos para o Brasil. O ideal seriam os aposentados com salários dignos podendo ter saúde, lazer, transporte a partir do salário de cada um”, disse o vereador.
O parlamentar, que também é servidor público do INSS disse que compreende a situação complicada dos aposentados, em relação às finanças. “Quando se aposenta, um trabalhador perde de dinheiro de 25 a 30%, principalmente quem ganha mais que um salário mínimo. Então para essas pessoas devem sim, haver políticas compensatórias. A gratuidade da passagem não é uma migalha que está sendo dada aos idosos”, explicou Isac.
O projeto de Lei foi apresentado pelo vereador Seu Marcos. “Estou aqui hoje para ressaltar que a iniciativa foi de Seu Marcos, e registro isso com muita felicidade. Por muito tempo a Câmara Municipal de Aracaju foi um campo de batalha entre vereadores, quando um queria se sobressair ao outro, e nós estamos acabando com isso”.