“A comunidade está organizada para defender a escola pública”, diz Sonia Meire em reunião com mães da Zona de Expansão
Um dos pilares da mandata da vereadora professora Sonia Meire é a educação. Desde que assumiu na Câmara de Vereadores, no dia 2 de fevereiro, essa pauta tem norteado a maioria dos trabalhos da sua Gabineta Popular e, no último final de semana, ela esteve reunida com mães e lideranças políticas da Zona de Expansão para ouvir as demandas da comunidade em relação à educação.
Segundo relato das mães presentes na reunião, a preocupação e a indignação se dão devido ao descaso com a comunidade, pois as mães não estão tendo condições de matricular seus filhos nas creches e nos anos iniciais e as crianças matriculadas estão sem assistência devida, como o transporte público.
“Imagine que o transporte não entra nas ruas para chegar próximo de onde as pessoas moram, crianças, inclusive autistas, que estão fora da escola e as que estão matriculadas precisam caminhar até 1km para poder acessar o transporte escolar, isso é inadmissível. Estamos nos reunindo e a comunidade está organizada para defender a escola pública que é a nossa escola”, explicou a vereadora.
De acordo com o Art. 205. da Constituição Federal: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
“A educação é dever do estado, é necessário garantir matrícula e uma educação de qualidade inclusiva para toda população. A população que não desejar colocar seu filho na escola pública é uma escolha, levar para uma outra escola que é legítima, mas o estado e o município não podem deixar de fazer a oferta para atender a toda população em idade escolar”, finalizou Sonia.