“50 pessoas esperam por um leito de UTI em SE. A Prefeitura precisa acelerar a vacinação”, avalia Ricardo Marques
No discurso do Grande Expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quinta-feira (20), o vereador Ricardo Marques (Cidadania) voltou a cobrar da prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) a abertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva para atendimento aos pacientes com Covid-19.
O parlamentar demonstrou preocupação com os números divulgados pelo governo de Sergipe sobre a ocupação de leitos de UTI. “Não tenho como ignorar a informação que vejo no Boletim da Secretaria de Estado da Saúde que há uma fila de 50 pessoas à espera de leitos de UTI. Só ontem eu recebi no meu WhatsApp mensagens de, pelo menos, oito pessoas pedindo ajuda, solicitando que agilize uma vaga de UTI. Com muita tristeza eu digo que destas 50 pessoas, muitas, infelizmente, vão morrer sem receber o atendimento necessário”, lamentou.
“A cidade de Aracaju tem registrado uma média de 15 óbitos por dia, já no estado a média diária de óbitos chega a 26. Gostaria de fazer mais um apelo para o prefeito Edvaldo Nogueira, para a secretaria da saúde Waneska Barbosa e para o governador Belivaldo Chagas que observem essa situação e que façam o máximo possível para abrir novos leitos de UTI na tentativa de zerar essa fila”, suplicou o parlamentar.
Aliado ao discurso da ocupação de leitos de UTI, o parlamentar voltou a pedir que a prefeitura acelere a vacinação contra a Covid-19. “Outras cidades já concluíram a vacinação de todos os grupos prioritários. A prefeitura de Aracaju precisa avaliar meios de agilizar a vacinação por aqui também. Acelera, Aracaju! Pelo amor de Deus, é para salvar vidas. Nossa preocupação é salvar vidas e só se salva vidas com a vacinação de todas as pessoas e disponibilizando leitos de UTI para o tratamento dos pacientes mais graves”, defendeu Ricardo Marques.