“22% da população aracajuana não concluiu o ensino fundamental”, alerta Eduardo Lima
O vereador Eduardo Lima (Republicanos) usou o Pequeno Expediente, na manhã desta quinta-feira, dia 18, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para falar do analfabetismo em Sergipe e do número de pessoas que não concluíram o ensino fundamental na capital.
“Aracaju, segundo dados do IBGE de 2023, tem uma taxa de 20% a 22% de pessoas que não concluíram o ensino médio. Com a população de um pouco mais de 600 mil habitantes, 20% dá em torno de 120 mil pessoas que, infelizmente, têm dificuldades de ler e escrever no município de Aracaju”, lamentou.
Para o vereador, esses dados refletem a desigualdade social que vigora em Sergipe e em Aracaju.
“Quando percebemos dados como esses, precisamos acender um alerta e nos preocupar, justamente pelo reflexo da desigualdade social. Temos um problema em Aracaju, quase 50 mil ou 60 mil pessoas vivem na margem da linha da pobreza. Temos também uma deficiência de baixa oferta de vagas nas creches à população”, destacou.
Segundo a reportagem da Revista Realce, que traz dados do IBGE, “O percentual sergipano (11,2%) ficou acima da média do Brasil (5,4%) e é um dos mais altos do país, ficando atrás apenas de Alagoas, Piauí, Paraíba, Ceará e Maranhão. Os dados abrangem pessoas de 15 anos ou mais de idade, em 2023, quando o país contava ainda com 9,3 milhões de analfabetos, o equivalente a 5,4% da população”.
Ainda segundo a Realce, “os dados foram divulgados em março, com base em dados coletados até dezembro de 2023, contidos no módulo de Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C)”.