‘Mais de 20 mil mulheres aguardam reconstrução da mama’, diz Sheyla
Mais de 20 mil mulheres aguardam cirurgia de reconstrução de mama na rede pública do país, segundo o Ministério da Saúde. Atenta a esta situação, a vereadora de Aracaju, Sheyla Galba, (Cidadania) promoveu nessa segunda-feira, 02, uma Sessão Especial com tema "Reconstrução da Mama e Micropigmentação do Mamilo", com a proposta de chamar a atenção para necessidade de reparar os danos caudados às pacientes pelo câncer de mama.
Durante a Sessão, participaram vereadores, profissionais da área da saúde e pessoas da sociedade civil com interesse e ligação ao tema.
Sheyla pontuou que em 2019 foram feitas 1,2 mil cirurgias pelo SUS, em 2020 o número caiu para 632. Em 2021, foram 575 e até setembro de 2022 foram 419 procedimentos.
“Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, área da medicina que estuda e trata patologias mamárias, benignas e malignas, mostram que o câncer de mama é a primeira causa de morte, por câncer, em mulheres no Brasil, ou seja, é uma doença muito presente, que demanda atenção, não somente com relação à prevenção e ao tratamento, mas também na reparação de danos. Sabemos que a reconstrução mamária, devolve às pacientes autoestima e qualidade de vida. Esse é um procedimento que precisa ser cada vez mais facilitado”, pontuou.