18 de Maio: Sargento Byron ressalta importância dos assistentes sociais e psicólogos nas escolas

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/10/2024 07h00, última modificação 28/10/2024 15h45
18 de Maio: Sargento Byron ressalta importância dos assistentes sociais e psicólogos nas escolas

Foto: Assessoria de Imprensa

Neste 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o vereador da capital sergipana, Sargento Byron (Republicanos), voltou a falar sobre o assunto durante a Sessão Ordinária Virtual da Câmara de Vereadores. O parlamentar reforçou a necessidade da implementação da Lei 13.935/2019, que garante o exercício de assistentes sociais e psicólogos no âmbito escolar.

Por ano, o Brasil registra 500 mil casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes, ocupando o segundo lugar no ranking de exploração sexual infantojuvenil. O primeiro país no ranking é a Tailândia. “Os números são alarmantes e já falei outra vez aqui. Precisamos nos somar para que, juntos, possamos ajudar no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em nossa cidade”, disse.

Os abusos acontecem principalmente dentro de casa. Para crianças até 13 anos, 67% dos agressores são parentes próximos ou conhecidos, como pais, mães, padrastos e irmãos. “Chamo a atenção, principalmente, para os altos índices de subnotificação dos casos. Precisamos estimular a denúncia, de campanhas o ano todo, de ações efetivas”, alertou Byron.

Para o vereador, os assistentes sociais e psicólogos podem desempenhar um importante papel no combate. “Já conversei com o presidente do CPR19 sobre e, mais uma vez, coloco o meu mandato à disposição para lutarmos em favor da Lei. Quando trazemos um tema como esse para o debate, percebemos o quanto a atuação desses profissionais será importante para acolher, identificar e prestar a assistência devida aos pequenos e pequenas”, explicou.