13 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023: vereador Camilo celebra resultado de estudo
O Instituto Fome Zero revelou que 13 milhões de brasileiros saíram da situação de insegurança alimentar grave em 2023. O estudo foi elaborado a partir do cruzamento de dados da Pesquisa de Orçamento Familiar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), ambas do IBGE.
O vereador Camilo Daniel repercutiu o resultado do estudo ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju nesta terça-feira, 13. "A transferência de renda, a queda no desemprego, a recomposição do poder de compra e o fortalecimento da agricultura são alguns dos fatores que ajudaram a diminuir a fome no Brasil", afirmou o vereador. Segundo ele, "as medidas tomadas pelo governo do presidente Lula são fundamentais para que o povo possa se alimentar de forma digna".
O estudo leva em consideração dois tipos de insegurança alimentar: a moderada, que é a condição do indivíduo conseguir fazer três refeições diárias, e a insegurança alimentar grave, que ocorre quando uma pessoa passa um ou mais dias sem comer.
Camilo também mostrou, por meio dos dados da pesquisa, que de 2018 a 2021, a insegurança alimentar no país subiu de 20,6% para 32,8%, mas que caiu para 28,9% em 2023. O parlamentar afirmou que "é nítido o compromisso do Partido dos Trabalhadores com a diminuição da miséria e da fome, ao observar os dados é possível identificar quem comandava o país na época".