102 anos de Paulo Freire: mandato de Ângela Melo contribui para manter vivo o legado do patrono da educação sergipana e brasileira
Nesta semana, iniciativas nacionais e internacionais têm celebrado a memória do educador Paulo Freire. Isso porque, no último dia 19 de setembro, se vivo estivesse, o patrono da educação sergipana e brasileira completaria 102 anos.
Em Aracaju, o legado e a memória de Paulo Freire permanecem muito presentes por ações como as desenvolvidas pelo mandato da vereadora Professora Ângela Melo (PT). Vale lembrar, por exemplo, que em 2021 e 2022 foram realizadas diversas atividades no âmbito do “Ano Educacional Paulo Freire”, instituído por uma lei de autoria da parlamentar.
“Precisamos de uma educação libertadora, de caráter transformador, que seja praticada de forma dialética, que busque superar todas as formas de desigualdade e preconceito. Esse era a educação defendida por Paulo Freire, essa é a educação que defendo”, disse à época a vereadora.
Audiências, debates, intervenções urbanas e exibição de obras audiovisuais pela TV Câmara foram algumas das ações realizadas durante o Ano Educacional Paulo Freire.
Vale lembrar também que Paulo Freire é, por lei, Patrono da Educação Brasileira e da Educação Sergipana, títulos que foram obtidos, respectivamente, através da Lei Federal nº 12.612, de 13 de abril de 2012 (sancionada pela ex-presidenta Dilma Rousseff); e da Lei Estadual nº 7.382, de 3 de janeiro de 2012 (de autoria da ex-deputada estadual Ana Lúcia, PT).