Comissão de Sustentabilidade da Câmara Municipal de Aracaju discute coleta seletiva de lixo em reunião
A Comissão de Sustentabilidade da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) reuniu-se com colaboradores que integram a unidade de Serviços Gerais da Casa na manhã desta sexta-feira, 12, com o intuito de discutir ideias e alinhar práticas a respeito da coleta seletiva de recicláveis e economia de insumos na instituição. No ano passado, a CMA firmou parceria com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE).
Segundo a presidente da Comissão de Sustentabilidade da CMA, a analista administrativa Verena Dalton, esta é a segunda reunião realizada com esses servidores com o intuito de aprimorar a logística interna na questão da coleta seletiva e entender a rotina de trabalho da unidade.
“A gente sai dessa reunião com ideias muito bacanas de como vamos poder fazer uma observação direta do trabalho delas no dia a dia e buscar ideias para fazer uma ronda junto aos setores no sentido de orientá-los individualmente, sabendo quais são as maiores dificuldades de cada um, o que está funcionando e, deste modo, fazer uma avaliação. Precisamos, agora, aprimorar essa logística para providenciar materiais de melhor qualidade e adequados, de acordo com o volume que produzimos de lixo, gerando menos resíduo sólido não aproveitável”, disse Verena.
Para Rosana Machado, que também integra a Comissão de Sustentabilidade, o trabalho de conscientização com os funcionários é uma medida fundamental para o êxito da iniciativa.
“Esse resíduo que será reciclado tem valor. Ele será vendido, gerando um valor para as cooperativas que trabalham com a coleta. Estamos tentando implementar na Câmara esse sistema de reciclagem do lixo. O primeiro passo é esse, a educação de todos os servidores e de toda a população que chega aqui. Muitos visitam a Câmara nos dias em que ocorrem as sessões”.
A agente de serviços gerais, Rita de Cássia Santos, destacou, por sua vez, a importância da reunião da Comissão de Sustentabilidade com os colaboradores do setor. Além do aspecto econômico abordado, ela lembrou outro fator positivo da coleta seletiva: “Todos devem ter consciência que devem separar o lixo que pode ser reciclável e que isso também é bom para o meio ambiente”.
Plano de Gestão de Logística Sustentável 2024
Desde 5 de abril de 2024, está em vigor o Plano de Logística Sustentável (PLS). O PLS é um instrumento de planejamento que facilita o desenvolvimento de ações de consumo consciente e sustentabilidade no Poder Legislativo de Aracaju, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do município. A partir dele, a CMA apresentará metas relacionadas a práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços.