por cma — última modificação 05/07/2023 10h18

A Câmara Municipal de Aracaju nasceu no mesmo período de fundação da sua cidade-sede, em março de 1855. Sua instalação se deu quando Inácio Joaquim Barbosa obteve aprovação do projeto de lei na Assembleia Provincial para a criação da cidade como capital de Sergipe.

Atualmente, a CMA legisla, fiscaliza as ações do Poder Executivo e defende a cidadania na capital sergipana, sendo também a mais antiga das instituições públicas ainda em funcionamento.

Em março de 2023, a Câmara de Aracaju completou 168 anos de atividades, com a atuação de 24 vereadores. O mês de aniversário foi escolhido baseado no primeiro registro sobre as atividades da Casa, datado de 30 de março. Segundo a documentação disponível, as atividades foram iniciadas com a presença de oito vereadores aracajuanos. Ao longo da sua história, a Câmara de Vereadores foi um importante espaço de ingresso na carreira política.

Desde que a Câmara foi criada, na metade do século XIX, a preservação dos seus registros documentais enfrentou vários percalços. Muitas vezes os registros da CMA tiveram que compartilhar o espaço que ocupavam com os interesses de outras repartições da província.

ONDE FUNCIONOU

A instituição foi instalada e começou a funcionar no mesmo edifício que abrigava a Assembleia Provincial, mudando, três anos depois, para a rua da Aurora, atual avenida Rio Branco, onde funcionou até 1871. O primeiro endereço da Câmara não era o mais adequado ao cumprimento dos objetivos da instituição.

A mudança para a rua da Aurora aconteceu em julho de 1858, depois que a Tesouraria Provincial desocupou o edifício, a fim de que ali fosse instalada a Casa da Câmara. Em julho de 1863, o vice-presidente da Província, Antônio Dias Coelho e Mello, decidiu que o edifício era muito grande para ser ocupado apenas pela Câmara e determinou a transferência da Tipografia Provincial para o mesmo espaço, ficando para o serviço da Câmara apenas a sala que era utilizada para as sessões.

Em 1871, a Câmara cedeu o edifício em que estava instalada para funcionamento do Atheneu Sergipense e transferiu os seus trabalhos para uma das salas da Casa de Prisão, no mesmo local onde atualmente existe o Palácio Serigy, sede da Secretaria de Estado da Saúde. Em 1873, a Câmara solicitou ao presidente da Província que reformasse e fizesse a devolução do prédio, retornado para a rua Aurora, funcionando neste endereço até a década de 1920.

Após a construção do Palácio Inácio Barbosa, localizado na praça Catedral Metropolitana, atual Parque Teófilo Dantas, a Câmara se instalou em uma casa anexa a este, onde permaneceu até o ano de 1951, quando mudou para uma casa localizada em outra área do Parque Teófilo Dantas, entre as ruas Capela e Santo Amaro.

Em 1962, mudou-se para uma casa anexa ao Palácio Inácio Barbosa, ali funcionando até 1967, quando ganhou um novo endereço: praça João XXIII, na região da Estação Rodoviária Governador Luiz Garcia. Em 1989, a Câmara mudou outra vez para o Parque Teófilo Dantas.

Atualmente, a CMA está localizada na Praça Olímpio Campos, nº 74, no centro da capital sergipana.

LEGISLATURAS

A Câmara Municipal de Aracaju está atualmente em sua 43º Legislatura. Desde sua fundação até os dias atuais, as cadeiras da Casa foram ocupadas pelas mais variadas profissões. Isso ajudou a endossar as legislaturas de forma ampla e diversificada, com representantes de diversas categorias profissionais e de diversos bairros da capital sergipana.

EX-PRESIDENTES

Desde sua fundação em 1855 até 2022, a CMA contou com 61 presidentes. O atual presidente, Ricardo Vasconcelos, foi escolhido em 2023, sendo o 62º presidente da CMA.

Listagem com os todos os ex-presidentes.

Galeria de fotos: visualizar